BEM-VINDOS A ESTE ESPAÇO

Bem-Vindos a este espaço onde a temática é variada, onde a imaginação borbulha entre o escárnio e mal dizer e o politicamente correcto. Uma verdadeira sopa de letras de A a Z num país sem futuro, pobre, paupérrimo, ... de ideias, de políticas, de educação, valores e de princípios. Um país cada vez mais adiado, um país "socretino" que tem o seu centro geodésico no ministério da educação, no cimo do qual, temos um marco trignométrico que confundindo as coordenadas geodésicas de Portugal, pensa-se o centro do mundo e a salvação da pátria.
__________________________________________________________________

domingo, 25 de março de 2007

ZÉ MATUTA

Quando a solidariedade é expressiva, sentida e intimamente vivida, os obstáculos não existem e, quando existem, não resistem à sua força.

Este fim de semana, estive em Santa Comba Dão, mais propriamente na aldeia de Cancela.

Assisti àquilo que comove qualquer ser humano que é ver uma família extremamente carenciada, paupérrima e em grande dificuldade, a quem a vida foi madrasta e tudo lhes roubou - 2 filhos com deficiência profunda e o pai, ainda novo e já reformado por via de uma doença degenerativa que em breve o atirará para uma cadeira de rodas, - receberem uma casa nova, alicerçada no esforço de muitos amigos e ex-colegas do seu tempo de estudante em Angola.

Tudo começou com um primeiro almoço há 2 anos e meio entre antigos residentes do Uíge, ex-colegas, quando lhes chegou ao conhecimento a miséria daquele amigo, conhecido na intimidade pelo Zé Matuta.

Rapidamente, a solidariedade que me habituei a reconhecer no íntimo de cada angolano, nestes ajuntamentos que ciclicamente acontecem para recordar tempos de criança, começou a borbulhar.

É através do Fórum SanzalAngola que surgem as primeiras manifestações de apoio no espaço reservado ao Uíge e no espaço reservado à Diáspora. Este Fórum, cria no seu espaço de Galeria de fotografias um espaço dedicado a este caso a que lhe chamou Zé Matuta e a esperança no amanha...

Este esforço, pouco mais tem que 2 anos o que considero mais um êxito nesta luta tendo em conta que a sua construção foi praticamente conseguida de uma forma gratuita, à excepção da colocação da mão-de-obra da placa do telhado.


Não seria justo mencionar os nomes de alguns que colaboraram de forma assídua e intensa. Contudo, há um nome ao qual não podemos dissociar esta obra grandiosa, à qual se dedicou nestes anos de alma e coração, para a qual foi a sua causa com dias inteiros de dedicação:
José Manuel Duarte Afonso Lobo.

Um amigo com uma alma enorme e um coração grandioso.
Que Deus lhe dê muitos anos de vida.

Parabéns igualmente à SanzalAngola que ajudou no ponto de partida à união deste exemplo de tanta dignidade, a esta solidariedade e altruísmo ímpar. a grandeza da SanzalAngola, também está aqui.

(O Zé e a família na sua antiga e modesta casinha)

Mas acima de tudo, acima de tudo mesmo, desejo ao Zé Matuta as maiores felicidades e votos de que seja capaz de encontrar neste bocado de terra e na boa vontade dos amigos, tudo aquilo que, a vida madrasta lhe roubou. Que viva com a dignidade a que tem direito e que a família tenha também o direito de ser feliz.

Eu vi ... eu vi ontem a sua enorme alegria e felicidade pela "vida nova" que os filhos podem vir a ter, espelhada na enorme simplicidade e humildade de quem é bom.

Um grande abraço, Zé


Segue-se uma exposição fotográfica que mostra a OBRA realizada:









Sem comentários: