BEM-VINDOS A ESTE ESPAÇO

Bem-Vindos a este espaço onde a temática é variada, onde a imaginação borbulha entre o escárnio e mal dizer e o politicamente correcto. Uma verdadeira sopa de letras de A a Z num país sem futuro, pobre, paupérrimo, ... de ideias, de políticas, de educação, valores e de princípios. Um país cada vez mais adiado, um país "socretino" que tem o seu centro geodésico no ministério da educação, no cimo do qual, temos um marco trignométrico que confundindo as coordenadas geodésicas de Portugal, pensa-se o centro do mundo e a salvação da pátria.
__________________________________________________________________

quinta-feira, 29 de março de 2007

PEDRO FREITAS - UM VERDADEIRO EXEMPLO!

O Pedro Freitas é um rapaz que no dia 04.03.2003, quando tinha apenas 25 anos, ficou tetraplégico, fruto de um mergulho no mar, num período da sua vida em que procurava, em férias no Brasil, algum divertimento com os amigos.

Convido-vos a frequentar o seu site: http://www.pedrofreitas.org.

Conforme podem verificar no site, o Pedro manifesta as suas preocupações e objectivos, todo o histórico da sua tragédia, as suas recordações e a sua actualidade e, procura nos braços de amigos todo o apoio de que necessita permanentemente.

Paulatinamente, tem conseguido da cama onde se encontra, e pela luta e persistência que tem desenvolvido os vários objectivos a que se tem proposto por etapas.
Não tem sido fácil e só quem o conhece, sabe o quanto de lutador ele é devendo ser tido como um exemplo para todos nós

O Pedro tem todos os contactos no seu site para quem pretender ajudar
Experimentem falar com o Pedro.
Experimentem.
É a voz de um jovem que não virou a cara à luta, que sente o mesmo direito à vida como qualquer um de nós, que consciente das dificuldades que tem e terá, quer viver, quer viver com dignidade, sem dependências excessivas, sem ver à sua volta o sofrimento das outras pessoas que se preocupam com ele, especialmente o pai João, reservando para si, de uma forma conformada, todo o infortúnio que lhe bateu à porta.

A sua maior e última vitória foi a operação a que se sujeitou submeter recentemente na esperança de poder ganhar mais alguma autonomia funcional. Uma "aventura" que está por pagar e que lhe custa a módica quantia de 30.000 euros em números redondos. Necessita de ajuda de todos, qualquer colaboração será muito bem recebida.
Achando-se ainda assim uma pessoa com sorte, no sentido em que o acidente poderia, segundo ele ter sido pior, garante que não vai parar. Percebeu que muitos tetraplégicos se acomodaram e atiraram a toalha ao chão. Ele não é desses, não senhor, inclusivamente quer dar a conhecer ao mundo, toda a sua infortunada experiência, com o objectivo de mostrar como se deve lutar, como se deve saber lutar a todos quantos possam estar com as mesmas dificuldades.

Um exemplo, meus amigos e amigas.

Um verdadeiro exemplo de tenacidade, vontade e querer. Com um Pedro destes, tenho a certeza que o seu sonho será uma realidade. É difícil, e eu que tenho acompanhado todo o seu esforço e luta posso-vos garantir que é mesmo muito difícil. Trata-se de um rapaz anónimo, como anónimo é o povo. Se fosse do jet-set ou filho de um político da treta, estaria muito melhor. Tenho a certeza.

Uma vez mais vos convido a verem o site do Pedro Freitas: www.pedrofreitas.org e verificarem o quanto ele tem lutado, o quanto nem sempre tem sido ajudado como necessita e merece, o quanto é um exemplo que todos devemos ter como referência.

Vejam com os vossos próprios olhos. Contribuam e ajudem!

Anexo:
A medula é a parte do nosso sistema nervoso central que transporta as informações do cérebro ao resto do corpo e do corpo para o cérebro. É como um sistema de comunicação de rede com dados que vão e vêm instantaneamente com informações da sensibilidade, do movimento, do controle do intestino, da bexiga, etc.
Tem a espessura de um dedo, o comprimento da base da cabeça até ao cóccix dentro de uma espécie de tubo dentro da coluna vertebral.
A coluna vertebral é a estrutura óssea, que protege a medula, é formada por várias vértebras e dividida por um disco que amortece os impactos nas costas e que se divide em 4 partes:
Região Cervical - região do pescoço. (C1 a C8 ) que é exactamente a zona de lesão do Pedro
Região Dorsal - do pescoço à cintura. (D1 a D12)
Região Lombar - abaixo da cintura. (L1 a L5)
Região Sacral - abaixo da lombar. (S1 a S5)
Que função tem então a Medula?O corpo mexe por ordem do cérebro com comunicação da medula, assim como as informações da sensibilidade (calor, dor, etc) chegam ao cérebro pela medula. A medula é assim, o canal principal da comunicação do cérebro para o corpo. No caso do Pedro Freitas, a lesão medular foi causada por um traumatismo raqui-medular, produzindo imediata tetraparesia (04/03/2003).
Os relatórios médicos estão "linkados" no seu site na parte do Historial Clínico.
Que consequências para os traumatizados na medula ?Sendo uma lesão gravíssima, pode afectar o movimento e/ou a sensação do corpo além de comprometer o funcionamento de alguns órgãos internos. A quantificação e afectação da lesão depende do nível da lesão e o quanto a medula foi lesada. Isto é, o nível da lesão é dado pela numeração das vértebras e nervos e calculado pelo último nível normal, sendo que abaixo dele as funções já estão alteradas.
Se consultarem uma vez mais o site, no Historial Clínico verificam que no dia 06-03-2003 depois de ter sido operado e "após vários exames médicos, onde se concluiu fractura dos corpos vertebrais da C5 e C6 , e fractura do arco posterior da C5 .
A medula mostrava sinais de contusão na C5 e edema que se estendia da C3 até à D2 (07/03/2003)." É por isso, por a lesão ter sido tão alta, que o Pedro perdeu toda a sensibilidade praticamente da linha dos ombros para baixo, isto para não ser milimétrico, mantendo apenas alguma "enervação" não me lembro se no cúbito se no rádio do braço esquerdo, o que lhe permite ter "meio punho".
Por ter os extensores do punho afectados, se, por exemplo, pretender "teclar" tem de fixar à sua mão esquerda uma cinta com um "lápis" (apontador) que lhe permitirá "acertar" nas teclas desejadas.Bom ...
O tempo é a grande resposta da recuperação havendo no entanto algumas fontes causadoras de "prejuízo", nomeadamente no seu caso:
- Mal posicionamento.
- Ausência de movimentação articular
- Edema por imobilização.
- Microhemorragias, provenientes de movimentos bruscos e excessivos.
- Espasticidade. com consequências diversas ao nível das contraturas musculares e articulares, de edemas e da dor ao movimento.
Recordo-me do Pedro se referir persistentemente às dores provocadas pelos espasmos que segundo ele ... "eu nem imagino".
Mas para além de tudo isto, para além do corpo, há o espírito. E do espírito já nós estamos mais à vontade para perceber o quanto é importante que ele consiga atingir os objectivos a que se propõe.

Sem comentários: