BEM-VINDOS A ESTE ESPAÇO

Bem-Vindos a este espaço onde a temática é variada, onde a imaginação borbulha entre o escárnio e mal dizer e o politicamente correcto. Uma verdadeira sopa de letras de A a Z num país sem futuro, pobre, paupérrimo, ... de ideias, de políticas, de educação, valores e de princípios. Um país cada vez mais adiado, um país "socretino" que tem o seu centro geodésico no ministério da educação, no cimo do qual, temos um marco trignométrico que confundindo as coordenadas geodésicas de Portugal, pensa-se o centro do mundo e a salvação da pátria.
__________________________________________________________________

quarta-feira, 18 de abril de 2007

APITO DOURADO: PINTO DA COSTA APANHADO COM A BOCA NA BOTIJA


ISTO SIM!
por mais que digam que não, as conversas ficaram registadas e, essas ninguém as pode negar.
Talvez por isso se entenda o quanto tem sido importante para os advogados lutarem pela sua inconstitucionalidade.

VALENTIM LOUREIRO e PINTO DA COSTA faziam questão de manter uma boa relação com magistrados e polícias que mais tarde poderiam ser "úteis" noutro tipo de circunstâncias.
A maioria das situações detectadas nas escutas telefónicas no âmbito do processo Apito Dourado passam mesmo pela oferta de bilhetes para jogos internacionais, que o magistrado Carlos Teixeira considerou configurarem o crime de corrupção e serem passíveis de infracção disciplinar no caso dos magistrados que solicitaram as ofertas.
Outras há que não deram origem a qualquer extracção de certidão criminal, por nem sequer se ter determinado quem eram os envolvidos. No entanto, fica claro como se processava algumas teias de favores.
Exemplo disso é uma conversa entre Pinto da Costa e o empresário Jorge Mendes, onde o dirigente portista pede ao segundo para arranjar um clube da 2.ª divisão para um guarda-redes que eles próprios consideram não ser especialmente dotado.
O motivo, no entanto, é claro: Pinto da Costa quer que o empresário faça o favor ao irmão do jogador, comissário da PSP de Gaia, cujo cargo, segundo Pinto da Costa, "tem sempre interesse".
Dois dos magistrados envolvidos nesta situação (pedido de bilhetes) são Antero Luís, na altura juiz de 1.ª instância, actualmente director do SIS, e Madeira Pinto, juiz desembargador da Relação do Porto e à data magistrado do Tribunal de Menores.
Segundo as escutas, que deram origem a uma das certidões, Antero Luís pretenderia bilhetes para a inauguração do Estádio da Luz, enquanto Madeira Pinto queria assistir ao encontro Porto-Manchester.
Os pedidos foram feitos através do advogado Lourenço Pinto e tiveram como interlocutores Valentim Loureiro e Pinto da Costa. Lourenço Pinto garantiu que os bilhetes foram pagos.
Houve também um caso investigado pelas autoridades que dizia respeito a um contrato de trabalho do filho do juiz Costa Mortágua, celebrado com a Câmara de Gondomar.
O contrato chegou a ser apreendido durante uma busca à autarquia, mas as autoridades não conseguiram demonstrar que tinha havido tráfico de influências.

JUIZ COSTA MORTÁGUA: "ESSE NÃO PODE SER, QUE ESSE É SPORTINGUISTA"
Valentim Loureiro liga ao presidente do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, o juiz Costa Mortágua, a propósito de declarações prestadas por Dias da Cunha.
O magistrado dá-lhe conta de que as afirmações de Saldanha Sanches que também merecem participação e acaba a prometer abrir um inquérito ao dirigente do Sporting e arranjar um colega que não seja sportinguista.

Costa Mortágua (CM) - ...em directo...que...os grandes clubes..ele disse, à cabeça, que os grandes responsáveis pela corrupção, pelo que está mal no futebol, - aquelas m****s todas, aqueles chavões! - que eram os dois nomes: Gilberto Madaíl e Valentim Loureiro! Exactamente assim, pá!!
Valentim Loureiro (VL) - Não me diga que isso, também tem que se fazer uma participação para a...criminal, ou não?!
CM: - Essa... essa... essa é que sim. Essa, eu chamei a atenção disso ao Madaíl.
VL: - O senhor é da área, porra! O que é que lhe parece? Hã?
CM - Eu chamei a atenção ao Madaíl, que me disse...que ia..tentar obter a cassete. Eu ontem falei com ele...falei com ele...ele vai hoje à Suíça, mas segunda-feira vamos aí faze...vou tentar, pá!... não deixar esfriar isto...
VL - Para ele coisa, e... e transcreve-a?...Para ele
CM - E porque...essa é que fala mesmo com os...vem com os nomes à cabeça! Está a ver... o Saldanha Sanches é um fiscalista, não percebe nada de futebol, pá...e, chega ali, debita um ódio terrível em cinco minutos, pá...
VL - Quê? Os responsáveis são A e B! Prontos! Come também.
CM - A e B! À cabeça! Nomes e tudo!
VL - Come também!
CM - É que não é o Presid... é: Gilberto Madaíl e Valentim Loureiro. Quer dizer... cidadãos...
VL -Nós é que somos os responsáveis?...
CM - Exactamente! Oh pá, não pode ser!
VL - Tem que dizer porquê!
CM - Pá! Evidente, pá! É evidente! (...) Eu disse ao Madaíl para arranjar a cassete da SIC, pá... porque essa é fundamental, está lá o nome... os dois nomes e... eh pá, eu fiquei... eu fiquei... achei aquilo horrível.
VL - Está bem. OK. Mas, ouça: essa, se for, ´é... é... participação, nem é preciso falar... é pumba!
CM - Pumba! Essa é directa, pá!
VL - Percebe? Pumba! (risos)
CM - Essa é directo!
VL - O resto é conversa...
CM - Eh... qua... não diga nada que...
VL - Não, não, não!
CM - Diga... Não! Diga que... diga que vai mandar para o Conselho de Justiça, e tal, não faça considerações, porque eu, na próxima reunião...
VL - Sim...
CM - Vou... vou mandar... abrir um inquérito..
VL - É...
CM - ... e vou pôr um colega a ouvi-lo.
VL - Sim, sim! Eu tenho lá um gajo bom, pá! Aquele gajo que conseguiu engavetar o Pimenta!
CM - Sim. Mas esse não pode ser, que esse é sportinguista.
VL - Ai é?
CM - Pois. Porque eles também não têm tempo, e tal. Simplesmente, eu vou tentar pôr outro... outro gajo, sem ser ele...
VL - Sim... sim...

JORGE MENDES "O GAJO É LÁ DA POLÍCIA, EM GAIA, TEM ALGUM INTERESSE"
Pinto da Costa pediu ao empresário para "observar" um guarda-redes, que um comissário da Polícia de Gaia lhe pediu para contratar. O empresário diz que o jogador não é para o Porto, mas o dirigente insiste, e aproveita também para tentar saber se o polícia tem algum interesse.

Pinto da Costa (PC) - Olhe uma coisa... você conhece? ... aquele jogador, um gajo chamado Colaço, que é guarda-redes do Fão...? Sabe quem é?
Jorge Mendes (JM) - Ó pá, aquilo é da zona lá do Carlos... é da zona dele... é capaz... ele mora ali ao pé, como ele vê muito essa equipa... mas eu posso perguntar!
PC - Pergunte só...
JM- ... Não lhe vou dizer já!
PC-- É que veio aqui um... gajo, que é irmão dele...
JM- Ahhhhhh! Espere aí! Espere aí!
PC- Um gajo que é...
JM- Não é nada disso! Já sei o que é que você está a falar! Está a falar do comissário da Polícia!PC-- Exacto!
JM- É pá, mas ouça lá! Isto aqui estamos a falar os dois! esqueça lá o guarda-redes, cara**o
PC-- Não vale nada?
JM- Ó pá, é normal... é normal... - a indicação que eu tenho, que nunca o vi, mas não é para o Porto nem pensar nisso! Nem coisa que se pareça!
PC-- Não, não!... mas ele também não era para o Porto! "Ele, era para ver se o puxava... se ajudava o rapaz, que ele era seu jogador, estava a jogar"...
JM- Ele disse-me, ontem... ele foi, ontem, lá ao meu escritório! Não me lar... está sempre... anda sempre atrás de mim, foi lá ontem, ao escritório o gajo!
PC - Um gajo magrinho, não é?
JM- Sim, magrinho... é comissário da Polícia!
PC - Exacto!
JM- Que é... que é... pronto! que está a jogar muito bem, não sei quê! Mas eu não sei o nível dele! Mas eu posso perguntar, depois digo-lhe!
PC-- Pergunte e ... e, depois, diga-me! É que o gajo é comissário lá da Polícia, em Gaia, tem sempre interesse!
JM- Está bem! Olhe uma coisa...
PC-- E veja lá se sabe como... se o polícia vale alguma coisa!
JM- Está! Eu digo-lhe alguma coisa!
PC-- OK! Está!
JM- Até já, até já!


LOURENÇO PINTO: " O LELLO DISSE-ME QUE ATÉ ME AGRADECIA MUITO

"Pinto da Costa e Lourenço Pinto decidem não apresentar queixa contra uma procuradora, que "tem muito peso", mas avançam com uma contra a socialista Ana Gomes porque José Lello até agradecia.
Lourenço Pinto (LP) - Agora, a ... a Liga... o Major f****-me para aqui a cabeça... já tenho procuração da..da..da Federação e da Liga, para fazer o processo contra a Ana Gomes, não é?
Pinto da Costa (PC) - Sim
LP - Isso vou fazer! Agora contra a procuradora... eu estou a ver se arranjo matéria, não é? Mas não sei se tenho matéria para... para...
PC - Não, e o Major disse-me que as declarações dela que não têm nada... o próprio Major me disse que até... Não, nem acho que se deva, agora, estar a... meter com a procuradora...
LP - Nada, nada! Nem de perto nem de longe!
PC - Não porque aquilo também representa um grupo que tem... ela não é sozinha...
LP - É e tem peso, a gaja tem peso!
PC - Acho que nem o Major - e o meu amigo muito menos - está para meter-se nisso!
LP - Não, não eu não me meto nada nisso! Agora, contra a Ana Gomes... contra a Ana Gomes... vou-lhe chegar!
PC - Ah, isso é diferente! Claro!
LP - Ela chamou-nos "gabirus", não é?
PC - "Gabirus" que não pagam impostos!
LP - É! Essa vai comer, não é? Vai comer!
PC - É... ela vai para o Parlamento Europeu, que eles querem-se ver livres dela!
LP - Pois mas... mas vêem-se livres dela mas mandam-na para um tacho bestial, não é?
PC - Pois é!
LP - Mandam-na para um tacho bestial!! O Lello disse--me que... que... até me agradecia muito que fizéssemos a queixa porque queriam ver--se livres dela...
PC - Pois!
LP - ... e, portanto, a queixa dá mais... mais força para... para a gaja desandar, não é?


ADELINO CALDEIRA
Pinto da Costa recebe uma chamada de Adelino Caldeira, administrador da SAD azul-e-branca. Mais uma vez, o dirigente portista consegue saber por antecipação qual vai ser o castigo que a Comissão Disciplinar vai aplicar a um determinado atleta.
Pinto da Costa (PC) - Estou.
Adelino Caldeira (AC) - Estou! Presidente?
PC - Sim...
AC - Adelino Caldeira. Como está?
PC - Tudo bem?
AC - Tudo bem, está tudo bem. Olhe o que lhe vou dizer agora é para si mesmo!
PC - Sim, sim.
AC - Só pode dizer ao Mourinho, a mais ninguém! [...] É assim, o McCarthy vai ser despenalizado por um jogo! [...] Portanto, vai poder jogar no próximo. Mas atenção que não se pode saber porque a reunião só vai ser na terça-feira! Foi tomada a decisão hoje, de baixarem um jogo, mas a decisão formal, o acórdão, só pode ser redigido na terça-feira e formalmente é só na terça-feira que é decidido.
PC - Não, eu nem ao Mourinho digo.
AC - Pronto, é só para lhe dizer... se não eles podem voltar atrás [...] Terça-feira fica espantado, pronto!

PINTO DE SOUSA
Pinto da Costa e Pinto de Sousa conversam sobre as incidências do jogo Sporting-FC Porto (onde se verificou depois o incidente da camisola alegadamente rasgada a Rui Jorge por José Mourinho) e falam de Lucílio Baptista, o árbitro que apitou aquele jogo. Pinto da Costa não poupa críticas ao juiz do jogo.
Pinto da Costa (PC) - O sr. Lucílio Baptista acha que é um penálti, porque é um vigarista!
Pinto de Sousa (PS) - É!
PC - Aliás. Estava tão comprometido.
PS - Sim...
PC - Estava tão comprometido,que os meus jogadores chamaram-lhe tudo, de f**** da p*** para cima e ele ria-se deles. Estás a perceber?
PS - Também não achas que ia expulsar aquela malta toda. Estragava o jogo, não é?
PC - Não, se ele estivesse de consciência tranquila, expulsava carago! Agora, foi de f**** da p*** para cima. "És um vigarista, és um f**** da p***! "
PS - Até se vê na televisão.
PC - O gajo só se ria. Chamaram-lhe de tudo, f**** da p***, gatuno, ladrão, vendido e o ca*****. E o gajo ria-se.
PS - Ah, ah, ah!
PC - Um dia, quando eu encontrar esse gajo, vou dizer-lhe: "Você é um vigarista do ca*****!". Só quero ver se ele tem jogo hoje!
( )
PC - Olha, da Taça vai ter, pá! Mas eu já te tinha avisado pá! Já estava montado isso há muito tempo
PC - Não, digo se vai ter domingo.
PC - Ah, para domingo vamos ver.
PC - Pode ser que o f**am na Figueira. Que ele tenha lá uma surpresa.

PINTO DE SOUSA
Pinto da Costa e Pinto de Sousa comentam as incidências de um jogo Boavista-Guimarães arbitrado por Paulo Baptista. Depois, o presidente dos azuis-e-brancos pede a Pinto de Sousa para falar com Luís Guilherme, de forma a combinarem as nomeações da jornada seguinte.

Pinto da Costa - Não! Eu disse-te a ti, os dois penáltis, são penáltis, não houve nenhum erro crasso [...] E apitar o Boavista, para um gajo que não esteja ali a pensar que o major é o presidente da Liga, é complicado... porque com aquelas palhaçadas todas, o gajo tem de os pôr na rua.
Pinto de Sousa - Pois é...[...]
PC - Agora, tudo isto nasce de uma má nomeação do imbecil...
PS - É, sem dúvida!
PC - Olha, não te esqueças mas é de comunicar ao gajo, para ele não queimar nenhum [...] Devias pedir por escrito, para ficar.
PS - É, vou-lhe mandar por escrito. Vou-lhe telefonar e dizer [...] vou-lhe mandar por escrito, os jogos.
PC - Os jogos, esses quatro vão fazer esses jogos! Diz mesmo, esses jogos!
PS - Digo.
PC - É, assim ele já não tem desculpa.

Pinto de Sousa, responsável pela arbitragem na Liga, pergunta a Pinto da Costa se ele aceita Jacinto Paixão para arbitrar um jogo da Taça.
Antes disso, Pinto da Costa diz a Pinto de Sousa que deve alterar a classificação de um árbitro.
Pinto da Costa (PC) - Estou.
Pinto de Sousa (PS) - Estou, Zé!
PC - Já rectificaste a nota do homem?
PS - Eh, eh, eh!!!!! É pá, deixa lá o rapazinho em paz, coitadinho!
PC - Ah???
PS - 8... 8,4
PC - É uma boa nota!
PS - É uma boa nota!
PC - Pois foi, mas o observador tem de ser reclassificado!
PS - Olha, estou-te a telefonar pelo seguinte. Estou a pensar nomear o Jacinto Paixão para o Porto-Felgueiras. Não há inconveniente nenhum?
PC - Ah!
PS - Jacinto Paixão... Porto-Felgueiras! Não é nada de especial.
PC - Se entretanto ele não for nomeado para outro jogo [...] nomeado para a casa Pia!
PS - Eh, eh, eh!
PC - Mas não é de muito longe? [...]
PS - Não, coitado, precisa de fazer um joguito e como ainda fez poucos.
PC - Por mim, pode.
Poucas horas depois, Pinto de Sousa volta a telefonar a Pinto da Costa.
Afinal, Jacinto Paixão não pode ser nomeado porque vai apitar um jogo do Estoril.
Pinto de Sousa (PS) - Olha, afinal, o Jacinto Paixão vai fazer agora o Estoril, no próximo dia 4 de Janeiro, eu não tinha reparado [...] De maneira que olha, como não é um jogo importante ia o Paulo Pereira, de Viana do Castelo.
Pinto da Costa (PC) - É fraquinho!
PS - É. Mas o jogo também não tem interesse nenhum...
PC - Sim, mas porque é que não pões um gajo do Porto?
PS - Pá, porque o Jorge Sousa vai fazer o Estoril- -Setúbal [...] O Paulo Costa e o Paulo Paraty não os nomeei já porque fizeram um jogo a semana passada. E o Martins dos Santos não se justificava para este jogo [...] e em segundo lugar vai fazer um jogo importante.
PC - Qual é o jogo?
PS - Talvez o Nacional, com o Leiria [...]
PC - Mas o Martins, para lá para baixo é bom. Que assim põe aquilo tudo em sentido.
PS - É, mas esse vai para Leiria.
PC - É, está bem.

PINTO DE SOUSA30-11-2003
Dias antes do jogo FC Porto-Maia, um dos encontros que o procurador de Gondomar investigou, Pinto de Sousa perguntou a Pinto da Costa se estava de acordo com a nomeação do árbitro.
Pinto de Sousa (PS) - Houve um árbitro pá, que anda assim com problemas... que me pediu para eu jantar com ele e eu fui
Pinto da Costa (PC) - Quem é?
PS - O Nuno Almeida.
PC - Ah!
PS - Um do Algarve, pá [...] Estou a pensar nomeá-lo para o Porto-Maia... vês algum inconveniente?
PC - Não, acho bem! É bom árbitro. [...] Mas é um bocado difícil justificar um gajo de tão longe!
PS - É. mas é taça, é taça. [...] E ele pediu-me para ir o Paulo Januário como assistente.
PC - Está bem, ajuda.
PS - É. Ajuda um bocado.

PINTO DE SOUSA
Pinto de Sousa liga a Pinto da Costa pedindo-lhe que escolhesse o árbitro para a meia-final da taça de Portugal. Pinto da Costa escolhe Bruno Paixão.
Pinto da Costa (PC) - Estou?
Pinto de Sousa (PS) - Estou. [...] Olá Jorge. Ouve lá, já tens alguma ideia para a final da taça?
PC - Para a final?
PS - Para a meia-final pá, para a meia-final.
PC - Ó pá, eu... queres internacional, né?
PS - É, mais ou menos pá.
PC - Acho que pode ser o Bruno!
PS - O Bruno?
PC - Não é?
PS - Hum...
PC - Não nos apita há muito...
PS - Deixa ver, o Bruno só tem um defeito...
PC - Qual é?
PS - É ter feito um jogo agora... Mas pode ser. Vamos ver.

Sem comentários: